Treino de escalada: a disciplina da atleta Camila Macedo

Treino de escalada: a disciplina da atleta Camila Macedo

Treino de escalada: a disciplina da atleta Camila Macedo

Por Camila Macedo

Meu treinamento é planejado com a antecedência de no mínimo dois meses e meio de um campeonato, assim posso contar com pelo menos dois ciclos de 5 semanas onde faço 4 semanas de treino para uma de recuperação.

O planejamento é fundamentado nas especificidades do treinamento, por isso realizo exercícios de força localizada, compensatório e condicionamento físico com o personal trainer Bruno Klein.

O treinamento de movimentação mais técnica e especifica é feito com o escalador e estudioso do treinamento de escalada, Andre Braga (Deco). Como parte complementar ainda realizo fisioterapia preventiva com o fisioterapeuta e osteopata Mestre Léo Boiarski Ribeiro e acompanhamento nutricional esportivo com a nutricionista Manuella Lopes Toledo.

Camila Macedo escalando

“Não existe receita de bolo”

Além disso, começo na semana que vem a fazer aulas de yoga com o propósito de trabalhar concentração, alongamento, respiração e mais aquilo que a professora achar necessário. Ainda tenho mais uma meta para complementar a parte técnica esse ano.

Não existe uma receita de bolo, um planejamento que serve para mim, pode e é muito provável que não funcione para outras pessoas.

O treinamento multidisciplinar é o melhor para todos, por isso é importante lembrar de basear o treino nas necessidades fisiológicas de cada indivíduo e do esporte em si. Lembrando que a periodização serve para empregar métodos apropriados para cada fase do treinamento.

Bons treinos!!

Camila Macedo

Felipe Fontes

Ciclista apaixonado, escalador iniciante e jornalista nas horas vagas. Largou tudo e viveu em sua bike por três anos, desbravando 18 estados brasileiros e 13 países em dois continentes. Hoje vive de tomar banho de cachoeira em Carrancas, sul de Minas Gerais.