10 Parques Nacionais do Brasil que talvez você nunca ouviu falar
Chapada Diamantina, dos Veadeiros, Itatiaia, Cataratas do Iguaçu, Jericoacoara… Se você gosta de natureza e de viajar no Brasil, com certeza já riscou a maioria desses Parques Nacionais brasileiros da sua lista de destinos. Provavelmente tenha um preferido que já tenha voltado mais de uma vez, e é sempre aquela grande recomendação para qualquer conhecido estrangeiro que quer conhecer o país.
Mas o Brasil é gigante pela sua própria natureza, e existem muitos Parques Nacionais – 73, para ser mais exato – espalhados pelos nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que recebem muito menos visitação, mas não ficam devendo em nada para seus irmãos mais populares quando o quesito é fauna, flora e paisagens de tirar o fôlego.
Dê uma olhada na lista abaixo. Podem ser ótima opção para fugir da super lotação de destinos mais manjados e descobrir pérolas escondidas do nosso país. Se acha que algum Parque tenha ficado de fora e merece ser mencionado, não deixe de avisar nos comentários!
1 – Serra da Capivara, Piauí
Um dos poucos Parques Nacionais em que a principal atração não são os rios e cachoeiras. A Serra da Capivara, localizada no interior do Piauí, é um museu a céu aberto para quem gosta de arqueologia e paleontologia. Pinturas rupestres que datam de até 59 mil anos atrás (!!!) e formações rochosas impressionantes no meio da vegetação preservada da caatinga são a principal atração deste Parque Nacional no sudeste do Piauí.
2 – Pico da Neblina, Amazonas
Para quem gosta de aventura, uma aposta certeira é o Parque Nacional do Pico da Neblina, no norte amazônico próximo da fronteira com a Venezuela. É lá que está a maior montanha do Brasil, com 2.994 metros de altura, a maior referência da impressionante Serra do Imeri. Para os aventureiros, um trekking de 4 a 5 dias no meio da selva amazônica para chegar ao topo do pico, apenas com guia.
3 – Parque Nacional da Amazônia – AM/PA
O ParNa da Amazônia protege uma das áreas mais belas da região norte, com cachoeiras, serras e praias naturais do rio Tapajós, que divide o lado sul dos estados do Pará e Amazonas. Suas principais atrações são, é claro, a observação da fauna e da flora da floresta, além de cachoeiras, cavernas e praias de água doce. A cidade que guarda a entrada do parque é Itaituba, e chegar até ela já é uma aventura à parte: você pode ir de avião, por terra pela lendária rodovia transamazônica (BR-230) ou por via fluvial, saindo de Santarém subindo o rio Tapajós.
4 – Aparados da Serra, Paraná
O PN de Aparados da Serra fica na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e abriga um dos maiores cânions do continente. O parque fica ao lado de outro também impressionante (o PN da Serra Geral), e é um belíssimo exemplo da transição entre Mata Atlântica, floresta de araucárias e os pampas gaúchos. A vegetação exuberante também é lar de inúmeros pássaros e animais, entre eles o papagaio-de-peito-roxo, comum na região, e lobos-guarás, jaguatiricas, guaxinins e a famosa – e temida – onça-parda.
5 – Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
A Serra dos Órgãos não é tão desconhecida assim dos fluminenses, mas fora do Rio de Janeiro são poucos que conhecem esse parque nacional que guarda o impressionante pico Dedo de Deus e a travessia Petrópolis-Teresópolis, que é considerada por muitos a trilha mais bonita do Brasil. O relevo de picos escarpados é um prato cheio para montanhistas e escaladores, com uma das paisagens mais incríveis – e acessíveis – de todos os Parques Nacionais brasileiros.
6 – Parque Nacional de Ubajara, Ceará
A grande atração do Parque Nacional de Ubajara, no noroeste do Ceará, é a gruta de Ubajara, uma caverna de 1200 metros de extensão e 75 de profundidade. Ela está localizada em uma depressão natural, com acesso através de uma longa trilha em meio à mata preservada ou por um teleférico (que encontra-se interditado para modernização).
7 – Monte Pascoal, Bahia
O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é uma das mais importantes unidades de conservação do sul da Bahia. Neste parque nacional localiza-se o Monte Pascoal, que foi a primeira porção de terra avistada pela comitiva de Pedro Álvares Cabral em 1500.
Possui terras com grupos da etnia Pataxó, o que faz com que o parque seja administrado também pela Funai e também pelos grupos residentes da área. Além do monte Pascoal, a área do Parque reserva uma densa vegetação e fauna impressionante, incluindo grandes felinos como a onça-pintada ou a onça-parda.
8 – Lençóis Maranhenses, Maranhão
O PN dos Lençois Maranhenses não é de todo desconhecido, mas suas paisagens são tão diferentes e bonitas que merecem entrar na lista. Esse grande deserto de ventos constantes, dunas prateadas e lagoas cristalinas atrai turistas do mundo inteiro, e já foi até cenário alienígena em filme da Marvel. Está localizado no norte do Maranhão, distante 260 km a leste da capital do estado.
9 – Grande Sertão Veredas, MG/BA
O Parque leva o nome da obra-prima de João Guimarães Rosa e um dos maiores clássicos da literatura brasileira. A história do livro retrata a luta do povo sertanejo nos Gerais, justamente esta área do cerrado brasileiro onde o parque está situado, no limite entre Minas Gerais, Bahia e Goiás. A fauna e a flora da região são típicas do cerrado, com forte presença de buritis, ipês, emas, tamanduás, lobos-guarás e o majestoso veado-campeiro.
10 – Cavernas do Peruaçu, Minas Gerais
As Cavernas do Peruaçu encontram-se no norte de Minas Gerais, próximo das margens do rio São Francisco. O Parque Nacional esconde belíssimos cânions, cavernas e exemplos de pinturas rupestres com milhares de anos de idade. Fundado em 1999, ele foi apenas recentemente estruturado para visitação pública, o que o transforma em um destino perfeito para quem quer algo bem organizado e com aquela sensação de desbravamento.
Deixe uma resposta