10 Parques Nacionais do Brasil que talvez você nunca ouviu falar

10 Parques Nacionais do Brasil que talvez você nunca ouviu falar

10 Parques Nacionais do Brasil que talvez você nunca ouviu falar

Chapada Diamantina, dos Veadeiros, Itatiaia, Cataratas do Iguaçu, Jericoacoara… Se você gosta de natureza e de viajar no Brasil, com certeza já riscou a maioria desses Parques Nacionais brasileiros da sua lista de destinos. Provavelmente tenha um preferido que já tenha voltado mais de uma vez, e é sempre aquela grande recomendação para qualquer conhecido estrangeiro que quer conhecer o país.

Mas o Brasil é gigante pela sua própria natureza, e existem muitos Parques Nacionais – 73, para ser mais exato – espalhados pelos nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que recebem muito menos visitação, mas não ficam devendo em nada para seus irmãos mais populares quando o quesito é fauna, flora e paisagens de tirar o fôlego.

Dê uma olhada na lista abaixo. Podem ser ótima opção para fugir da super lotação de destinos mais manjados e descobrir pérolas escondidas do nosso país. Se acha que algum Parque tenha ficado de fora e merece ser mencionado, não deixe de avisar nos comentários!

 

1 – Serra da Capivara, Piauí

Serra da Capivara - Crédito: Artur Warchavchik

Um dos poucos Parques Nacionais em que a principal atração não são os rios e cachoeiras. A Serra da Capivara, localizada no interior do Piauí, é um museu a céu aberto para quem gosta de arqueologia e paleontologia. Pinturas rupestres que datam de até 59 mil anos atrás (!!!) e formações rochosas impressionantes no meio da vegetação preservada da caatinga são a principal atração deste Parque Nacional no sudeste do Piauí.

 

2 – Pico da Neblina, Amazonas

Pico da Neblina - Crédito: Robson Esteves Czaban/Wikicommons

Para quem gosta de aventura, uma aposta certeira é o Parque Nacional do Pico da Neblina, no norte amazônico próximo da fronteira com a Venezuela. É lá que está a maior montanha do Brasil, com 2.994 metros de altura, a maior referência da impressionante Serra do Imeri. Para os aventureiros, um trekking de 4 a 5 dias no meio da selva amazônica para chegar ao topo do pico, apenas com guia.

 

3 – Parque Nacional da Amazônia – AM/PA

O ParNa da Amazônia protege uma das áreas mais belas da região norte, com cachoeiras, serras e praias naturais do rio Tapajós, que divide o lado sul dos estados do Pará e Amazonas. Suas principais atrações são, é claro, a observação da fauna e da flora da floresta, além de cachoeiras, cavernas e praias de água doce. A cidade que guarda a entrada do parque é Itaituba, e chegar até ela já é uma aventura à parte: você pode ir de avião, por terra pela lendária rodovia transamazônica (BR-230) ou por via fluvial, saindo de Santarém subindo o rio Tapajós.

 

4 – Aparados da Serra, Paraná

Parque Nacional Aparados da Serra - Crédito: Larissa Fraga/Panoramio

O PN de Aparados da Serra fica na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e abriga um dos maiores cânions do continente. O parque fica ao lado de outro também impressionante (o PN da Serra Geral), e é um belíssimo exemplo da transição entre Mata Atlântica, floresta de araucárias e os pampas gaúchos. A vegetação exuberante também é lar de inúmeros pássaros e animais, entre eles o papagaio-de-peito-roxo, comum na região, e lobos-guarás, jaguatiricas, guaxinins e a famosa – e temida – onça-parda.

 

5 – Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro

Serra dos Órgãos - Crédito: Carlos Perez Couto/Wikicommons

A Serra dos Órgãos não é tão desconhecida assim dos fluminenses, mas fora do Rio de Janeiro são poucos que conhecem esse parque nacional que guarda o impressionante pico Dedo de Deus e a travessia Petrópolis-Teresópolis,  que é considerada por muitos a trilha mais bonita do Brasil. O relevo de picos escarpados é um prato cheio para montanhistas e escaladores, com uma das paisagens mais incríveis – e acessíveis – de todos os Parques Nacionais brasileiros.

 

6 – Parque Nacional de Ubajara, Ceará

Parque Nacional de Ubajara - Crédito: deltafrut/flickr

A grande atração do Parque Nacional de Ubajara, no noroeste do Ceará, é a gruta de Ubajara, uma caverna de 1200 metros de extensão e 75 de profundidade. Ela está localizada em uma depressão natural, com acesso através de uma longa trilha em meio à mata preservada ou por um teleférico (que encontra-se interditado para modernização).

 

7 – Monte Pascoal, Bahia

Monte Pascoal - Crédito: Cristina C. Lima/Wikicommons

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é uma das mais importantes unidades de conservação do sul da Bahia. Neste parque nacional localiza-se o Monte Pascoal, que foi a primeira porção de terra avistada pela comitiva de Pedro Álvares Cabral em 1500.

Possui terras com grupos da etnia Pataxó, o que faz com que o parque seja administrado também pela Funai e também pelos grupos residentes da área. Além do monte Pascoal, a área do Parque reserva uma densa vegetação e fauna impressionante, incluindo grandes felinos como a onça-pintada ou a onça-parda.

 

8 – Lençóis Maranhenses, Maranhão

Lençóis Maranhenses - Crédito: Artur Warchavchik/Wikicommons

O PN dos Lençois Maranhenses não é de todo desconhecido, mas suas paisagens são tão diferentes e bonitas que merecem entrar na lista. Esse grande deserto de ventos constantes, dunas prateadas e lagoas cristalinas atrai turistas do mundo inteiro, e já foi até cenário alienígena em filme da Marvel. Está localizado no norte do Maranhão, distante 260 km a leste da capital do estado.

 

9 – Grande Sertão Veredas, MG/BA

Parque Nacional Grande Sertão Veredas - Crédito: Thpelin/Wikicommons

O Parque leva o nome da obra-prima de João Guimarães Rosa e um dos maiores clássicos da literatura brasileira. A história do livro retrata a luta do povo sertanejo nos Gerais, justamente esta área do cerrado brasileiro onde o parque está situado, no limite entre Minas Gerais, Bahia e Goiás. A fauna e a flora da região são típicas do cerrado, com forte presença de buritis, ipês, emas, tamanduás, lobos-guarás e o majestoso veado-campeiro.

 

10 – Cavernas do Peruaçu, Minas Gerais

Cavernas do Peruaçu - Crédito: Edgar Corrêa Kanaykõ/Wikicommons

As Cavernas do Peruaçu encontram-se no norte de Minas Gerais, próximo das margens do rio São Francisco. O Parque Nacional esconde belíssimos cânions, cavernas e exemplos de pinturas rupestres com milhares de anos de idade. Fundado em 1999, ele foi apenas recentemente estruturado para visitação pública, o que o transforma em um destino perfeito para quem quer algo bem organizado e com aquela sensação de desbravamento.

 

Felipe Fontes

Ciclista apaixonado, escalador iniciante e jornalista nas horas vagas. Largou tudo e viveu em sua bike por três anos, desbravando 18 estados brasileiros e 13 países em dois continentes. Hoje vive de tomar banho de cachoeira em Carrancas, sul de Minas Gerais.

Deixe uma resposta