Perfil de atleta – Lucas Borges Marques

Perfil de atleta – Lucas Borges Marques

Perfil de atleta – Lucas Borges Marques

Lucas Borges Marques tem 36 anos, 15 destes dedicados à escalada em todas as suas modalidades. Mineiro de Uberlândia, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho.

Em 2011, foi o primeiro a escalar e abrir uma via “em Livre” (sem o uso de recursos artificiais para completar a  ascensão) na Pedra do Sino, RJ, com a linha “Nova Era” e no mesmo ano se tornou campeão da competição de Psicobloc realizada pela Red Bull em Paraíso do Talhado, Alagoas.

Recebeu o prêmio Mosquetão de Ouro da Confederação Brasileira de Montanhismo em 2015 pela escalada e recorde de primeira ascensão em um dia e em livre da famosa via “Place of Happiness” na Pedra Riscada, MG.

Conquistou em Free Solo (escalada sem equipamento de proteção) algumas das vias mais importantes do país, como a imponente “Sinos de Aldebaran” na Serra do Cipó, MG.

Lucas Marques escalando outdoor

Lucas Borges Marques em ação

 

Desde 2016, o atleta se concentrou na região da Cachoeira do Tabuleiro, localizada na Serra do Espinhaço, MG, o que resultou em duas primeiras ascensões com as vias “Hidro no Topo” (7c+) e “Smoke on the Water” (8a+), primeiras ascensões de alto nível em Big Wall (escaladas longas e complexas que normalmente envolvem mais de um dia para serem completadas) do estado.

Seu nível pessoal em escalada esportiva é 8b+/8c+ redpoint e agora tenta elevar seu próprio limite em vias de 9ª francês pelo Brasil e Espanha.

Lucas segue equipando e viabilizando setores. Sua meta principal entre uma escalada e outra é compartilhar a experiência, com o intuito de expandir o conhecimento sobre segurança, logística e técnicas para o sucesso em escaladas extremas.

Guia certificado

Certificado Aguiperj

Suas escaladas mais marcantes foram:

  • Conquista em livre na Pedra do Sino, RJ. Via “Nova Era”, 500 metros.
  • Campeão do 1º Red Bull Psicobloc no Paraíso do Talhado, AL. Única ascensão das duas vias da competição, sem graduação, “Em Nome de Jah” e “La Renaixença”.
  • Primeira ascensão de 8ª+ francês (10ªbr em Big Wall) em Minas Gerais com a via “Smoke on the Water”, no Tabuleiro, MG. 300 metros.
  • Primeira ascensão em livre e em um dia (10 horas) da via “Place of Happiness” 7c francês (9a br), na Pedra Riscada, MG.
  • Ascensão esportiva em redpoint, 8c+ (11b br).
  • Melhor desempenho  em Boulder: v11, v10 flash e v9 onsight.

 

Felipe Fontes

Ciclista apaixonado, escalador iniciante e jornalista nas horas vagas. Largou tudo e viveu em sua bike por três anos, desbravando 18 estados brasileiros e 13 países em dois continentes. Hoje vive de tomar banho de cachoeira em Carrancas, sul de Minas Gerais.

Deixe uma resposta