Como usar o magnésio para prática de atividades físicas

Como usar o magnésio para prática de atividades físicas

Unicorn Dust Magnésio Friction Labs

Este texto foi traduzido e adaptado do texto publicado no blog da Frictionlabs “How To Use Chalk for Rock Climbing”.

Esse guia foi produzido em 2013, época que poucas pessoas davam a devida importância para o magnésio. Desde então, este texto foi lido por milhares de pessoas que buscavam recursos para conquistar seus objetivos com confiança.

 

“Com o apoio dos nossos fãs, melhoramos nosso conhecimento de magnésio e continuamos a desenvolver os produtos mais inovadores para escaladores e atletas de todo o mundo. Time FrictionLabs”

Seguem algumas dicas de uso e especificações do magnésio, com a finalidade de aumentar a performance e rendimento:

O magnésio é usado para secar o suor das mãos. Ele é utilizado por atletas do mundo todo para melhorar o atrito e a aderência. O magnésio para a escalada é o mesmo composto (carbonato de magnésio) que é usado na ginástica olímpica, crossfit, LPO e outras modalidades que necessitam de mais aderência nas mãos.

 

três pacotes de frictionlabs magnésio para escalada. um é vermelho, o outro azul e o outro dourado. o fundo é o chão de uma academia.

Magnesio solto FrictionLabs.

A diferença entre o magnésio bom e o ruim se resume à: sensação que provoca nas mãos, quanto tempo dura e se é saudável para a pele.

Suas mãos podem dizer a diferença

Quando você usa um magnésio comum, de baixa qualidade, ele tende a desaparecer rapidamente das mãos, você precisará usá-lo mais vezes, e também, pode ficar uma camada viscosa nas mãos quando ela começar a suar. Algumas pessoas já relataram que as mãos ficam ressecadas depois de algum tempo. Isso ocorre porque ele precisa ser aplicado com mais frequência ou por ter agentes secantes que podem ser prejudiciais a saúde da pele ao longo do tempo. Seu bolso também perceberá a diferença, pois você precisará repor o produto mais vezes.

Um magnésio de qualidade dura muito mais tempo nas mãos e mantém a pele saudável, mesmo após meses de uso contínuo. Você utiliza menos durante a atividade física, consequentemente ele dura mais. A longo prazo você tem um produto de ótimo custo benefício.

Diferentes apresentações de magnésio:

Bloco – É um cubo de magnésio sólido e compacto, que pode ser usado triturado ou em pedaços grandes, dependendo da preferência do atleta. Para manter sua forma, o bloco de magnésio necessita de um agente aglutinante, o que reduz a pureza e a absorção de umidade.

Magnésio solto – Uma mistura de magnésio de diferentes pedaços, normalmente comercializados em pacotes ou baldes. A FrictionLabs possui magnésio solto em três texturas: Fine (Unicorn Dust), Chunky (Gorilla Grip) e Super Chunky (Bam Bam).

“Assim como a manteiga de amendoim, a textura depende apenas da sua preferência pessoal.”

Bola de magnésio: A bola de magnésio é um saco de tecido sintético, macio e poroso, desenvolvida para reter o magnésio fino e soltá-lo lentamente quando espremida. Existem produtos específicos para isso, como a Magic Ball da FrictionLabs. Você pode usar algo mais improvisado, mas vai liberar muito mais magnésio que a Magic Ball, por exemplo, que foi desenvolvida especificamente para isso e que libera apenas a quantidade necessária para secar o suor das mãos.

Magnésio líquido: A próxima evolução do magnésio… um creme que se espalha e seca rapidamente nas mãos, deixando apenas uma fina camada. Ele faz menos sujeira que os outros formatos de magnésio, ideal para ser usado em treino indoor. A FrictionLabs possui três versões, que vem em um frasco pequeno. O Secret Stuff 40% álcool, Secret Stuff Nova Fórmula 80% álcool (magnésio líquido desenvolvido durante a pandemia do covid-19 e breve disponível para compra no Brasil) e Secret Stuff sem álcool.

 

tubo de magnésio líquido secreet stuff frictionlabs

Secret Stuff, Magnésio líquido 40% álcool

Dicas de uso

Use o magnésio sempre com as mãos limpas e secas.

Para que o magnésio dure mais nas mãos, você pode aplicar uma camada de magnésio líquido e quando as mãos estiverem totalmente secas passe uma camada magnésio solto ou aperte a bola de mag.

Cada corpo se porta de uma maneira, alguns tendem a suar muito, outros quase nada. Portando, algumas pessoas precisam aplicar mais magnésio que outras, vai variar de atleta para atleta e do tamanho do perrengue, pois sentimentos de medo e ansiedade, por exemplo, podem aumentar a produção de suor nas mãos.

Você só precisa de uma fina camada branca que cubra a palma das mãos e os dedos. Se você usar apenas o magnésio solto em uma bolsa ou bola/meia, espalhe um pouco da palma da mão até a ponta dos dedos, limpe o excesso de magnésio no tecido do revestimento do saco, evite espalhar magnésio ao seu redor provocando uma nuvem branca no ar. Camadas grossas de magnésio também interferem na aderência das mãos, além de deixar mais resíduos nas agarras, com o tempo e uso excessivo elas podem ficar polidas, algo que acontece tanto na rocha quanto em agarras de resina. Por isso, escovar as agarras depois do uso é super recomendado, pois preserva o ambiente, melhora a aderência (use sempre escovas com cerdas naturais para limpar agarras) e permite que o escalador exercite a memória.

Não passe magnésio para secar ou melhorar a aderência da sapatilha, pois ele resseca a borracha e consequentemente diminui o tempo de uso.

Com o tempo, você encontrará a quantidade ideal de magnésio que funciona pra você. Você sentirá quando precisa mais com base na aparência de seus dedos e em como eles ficam úmidos e secos.

O uso consciente do magnésio provocará melhoras na sua performance e também nos impactos que você provoca ao seu redor.

Na nossa loja online, conta com a linha FrictionLabs, e outras marcas de alta qualidade!.

Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta