“Color skills or hospital bills” Dicas para arrumar os equipamentos no rack
Texto Eliseu Frechou
Escalador Eliseu Frechou. Foto Lisete Florenzano.
Uma dúvida frequente de quem está iniciando na escalada tradicional, é como arrumar os equipamentos no rack, de maneira que não atrapalhe na hora de achar “aquela peça” no momento mais crucial, que é o de colocar a proteção. Junte isso a cena de um escalador longe da última costura, que está com os braços cansados e prestes a cair porque as agarras são ruins. Horror! Terror! Morte iminente!
Além da dica de organizar as peças por tamanho, saber de que lado estão os cams, as nuts, costuras pequenas e médias, há anos eu escolho mosquetões de determinadas cores para carregar equipamentos específicos.
Organize as peças por cor e tamanho, saiba de que lado estão os cams, as nuts, costuras pequenas e médias. Foto: Eliseu Frechou
Eu coloco todos os meus cams em mosquetões vermelhos. Conecto-os em trio, com números crescentes. Colocando-os de 3 em 3, se eu errar o tamanho, é bem provável que o tamanho certo estará no mesmo mosquetão, tornando a operação bem rápida. Para micro cams, utilizo um mosquetão bordô. Nuts eu carrego em mosquetões amarelo-limão. O mosquetão da minha solteira está conectada num mosquetão amarelo ouro. As costuras são azul-claro, e por aí vai. Com o tempo, basta um olhar de relance, e você já sabe onde está o que, apenas pela cor do mosquetão, que é o que você primeiro enxerga quando olha para o rack da cadeirinha.
Outro sistema, muito usado em escaladas onde o guia irá utilizar a maior parte dos cams, é simplesmente usar mosquetões na cor da fita de cada peça. Se você conhecer suas peças, irá facilitar bastante, por não precisará buscar uma costura. Os pontos negativos desta técnica é que, primeiro você carregará mais mosquetões do que irá usar (certamente não utilizará todos as peças que irá carregar) e segundo, se errar o tamanho da peça, terá de buscar outra no rack.
Se você conhecer bem seu jogo de cams, e a cor correspondente ao tamanho da peça, organizar o mosquetões da cor da fita é um bom sistema também. Foto Eliseu Frechou
Produtos relacionados
ELISEU FRECHOU, é guia de montanha, instrutor de escalada e atleta patrocinado. Se dedica ao montanhismo há mais de 35 anos. É um dos atletas brasileiros que recebe apoio da Tenaya. Clique aqui para ler outros textos do Eliseu sobre montanhismo.
Deixe uma resposta