Já ouviu falar do Centro de Escalada Urbana?

Já ouviu falar do Centro de Escalada Urbana?

O Centro de Escalada Urbana (C.E.U.), idealizado por Andrew Lenz, é um projeto social de escalada para jovens das periferias do Rio de Janeiro. Fundada em 2010, tem como foco tornar a escalada mais acessível as comunidades do Rio, com o propósito de encorajar os jovens a buscar novos caminhos, além de promover um desenvolvimento e estilo de vida saudável e uma relação forte com o esporte e a natureza.

De acordo com Andrew, o projeto começou realizando palestras, montando muros de escalada em eventos comunitários e convidando grupos de jovens para escalar, mas foi quando firmaram uma parceira com Escola de Surfe da Rocinha que conheceram um grupo de jovens que abraçaram a escalada. “Jonas foi o primeiro aluno que fez um curso básico com a gente. Desde então ele já guiou vias no Dedo de Deus, Pico Maior, ganhou um campeonato de boulder, construiu nosso muro na Rocinha, foi monitor do projeto, foi o primeiro a se formar do nosso programa de bolsista, concluiu o segundo grau, tirou passaporte e passou 3 meses na Suécia. Agora já tá trabalhando de carteira assinada e visando a faculdade. Temos muito orgulho desse menino que se tornou homem. Não escala tanto quanto antes mas ainda tá passeando nas vias de sexto grau”, orgulha-se Andrew.

Em 2017, o C.E.U. ganhou uma sede na favela da Rocinha e aos poucos este espaço foi se transformando em uma academia de escalada.

Jonas, primeiro aluno a fazer um curso básico com o C.E.U. (Crédito: Andrew Lenz)

 

De acordo com o idealizador, mais de 100 alunos já passaram pelo projeto, e atualmente conta com 20 jovens, que frequentam regularmente o espaço. As dificuldades para manutenção do projeto são muitas, mas a vontade em mantê-lo vivo, faz com que parcerias ao longo do caminho fortaleçam este propósito e colaborem para a manutenção da estrutura e dos monitores que trabalham no projeto hoje.

“A SBI outdoor, assim como o C.E.U., acredita na importância do esporte como ferramenta sustentável para aproximar pessoas, trabalhar valores e estreitar o contato com a natureza. Por isso, quando surgiu a ideia de fechar esta parceria, ficamos extremamente contentes em poder contribuir”,  explica Lidiane Saita, gerente comercial da SBI outdoor.

5% das vendas do site da SBI outdoor, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, foram destinados para o C.E.U. As vendas realizadas até o dia 06 de março de 2019 ainda serão doadas para o projeto. 

Aproveita para entrar no nosso site www.sbioutdoor.com.br e adquirir aquele equipo que está precisando. Contribua  com esta causa e incentive os jovens das comunidades do RJ a prática da escalada. 

 

Assista ao vídeo apresentação do Centro de Escalada Urbana. 

 

 

pedro inspiradoria

Deixe uma resposta