Treino de escalada: a disciplina da atleta Camila Macedo
Por Camila Macedo
Meu treinamento é planejado com a antecedência de no mínimo dois meses e meio de um campeonato, assim posso contar com pelo menos dois ciclos de 5 semanas onde faço 4 semanas de treino para uma de recuperação.
O planejamento é fundamentado nas especificidades do treinamento, por isso realizo exercícios de força localizada, compensatório e condicionamento físico com o personal trainer Bruno Klein.
O treinamento de movimentação mais técnica e especifica é feito com o escalador e estudioso do treinamento de escalada, Andre Braga (Deco). Como parte complementar ainda realizo fisioterapia preventiva com o fisioterapeuta e osteopata Mestre Léo Boiarski Ribeiro e acompanhamento nutricional esportivo com a nutricionista Manuella Lopes Toledo.
Além disso, começo na semana que vem a fazer aulas de yoga com o propósito de trabalhar concentração, alongamento, respiração e mais aquilo que a professora achar necessário. Ainda tenho mais uma meta para complementar a parte técnica esse ano.
Não existe uma receita de bolo, um planejamento que serve para mim, pode e é muito provável que não funcione para outras pessoas.
O treinamento multidisciplinar é o melhor para todos, por isso é importante lembrar de basear o treino nas necessidades fisiológicas de cada indivíduo e do esporte em si. Lembrando que a periodização serve para empregar métodos apropriados para cada fase do treinamento.
Bons treinos!!
Camila Macedo
Deixe uma resposta