Dicas para comprar uma sapatilha de escalada

Dicas para comprar uma sapatilha de escalada

Dicas para comprar uma sapatilha de escalada

Uma sapatilha de escalada mal ajustada pode desencorajar a escalada, não é mesmo? Por isso, não é nada fácil encontrar uma sapatilha pela internet, principalmente se for o primeiro par.

É um fato que toda compra online, principalmente ligada a vestuário, geram dúvidas, que vão desde agradar o gosto pessoal, até ter o ajuste perfeito ao corpo, mas sempre existem dicas e soluções que amenizam a chance de erro e facilitam a compra.

Como escolher a numeração

O primeiro empecilho que encontramos quando decidimos comprar uma sapatilha pela internet é se vai servir. Aqui na SBI Outdoor, todas as nossas sapatilhas são importadas e seguem numeração norte-americana e europeia. Para facilitar na hora da conversão nós disponibilizamos tabela de numeração na página de cada produto na nossa loja. Basta converter a sua numeração BR pela numeração gringa que você usa.

O estilo e a marca de sapatilha também influenciam na escolha da numeração. O número que você usa em uma marca não necessariamente será o mesmo número que você usará no mesmo estilo de sapatilha da outra marca, principalmente na linha de sapatilhas agressivas.Você pode tirar dúvidas sobre as marcas conosco.

 

Há quem diga que o ideal é comprar uma sapatilha 2 tamanhos menores que o tamanho do tênis do dia a dia, mas essa regra se aplica em apenas alguns casos e também varia com a sensação de conforto que cada um preza para os seus pés. Existem sapatilhas agressivas, como a Tenaya, por exemplo, que pode ser aplicado à regra “ 2 números menores”, pois elas são mais confortáveis que a grande maioria das sapatilhas agressivas e tendem a lacear mais. Se você é do tipo que prefere sapatilha bem justa no pé, a linha “Aerial Plus”, da Tenaya, se encaixa nessa regra. Mas entenda que nos primeiros dias de uso seus dedos possivelmente ficarão bem espremidos, mas Tenaya preza pelo conforto, ela possivelmente será sua sapatilha agressiva mais confortável da vida.

A linha de sapatilhas agressivas da Five Ten, com formato mais curvo, como a Hiangle, recomendada também para boulder e escalada esportiva, a mesma regra não se aplica, normalmente é necessário usar o mesmo número BR ou um número maior, porque elas simplesmente não entrarão no pé. Já as sapatilhas confortáveis, para escalada tradicional, treino diário e iniciantes, um número menor pode ser o suficiente, quando ela lacear estará ok para ficar muito tempo no seu pé.

 

A sapatilha precisa ser apertada?

É comum ver escaladores removendo suas sapatilhas com expressão de dor seguido um suspiro aliviado ao removê-las. Sim, sapatilhas de escalada devem ser mais justas que os calçados casuais do dia a dia, mas elas não precisam ser apertadas a ponto de doer, pois isso prejudica a saúde dos pés e consequentemente afetam a performance na escalada.

A sapatilha muito apertada acaba sendo uma escolha de gosto pessoal e não necessariamente performance. É possível ver escaladores em vias imponentes escalando com uma sapatilha intermediária da família Anasazi, por exemplo. É preciso ter em mente que cada pessoa possui um limite para dor e isso interfere no quanto ela consegue permanecer com um calçado apertado, é algo bem pessoal.

Se você nunca usou sapatilha de escalada antes, saiba que esses calçados estão longe de ser os calçados mais confortáveis que você vai usar, mas com o tempo você vai se acostumar. A primeira sapatilha pode ser um modelo neutro ou intermediário, para desenvolver o trabalho de pés e técnica.

 

Dicas que você pode considerar para a compra online

  • Se for a sua primeira sapatilha ou deseja trocar de marca, converse com nosso atendimento online através do whatsapp: 11.99877-7431
  • Opte por marcas que você já conhece, usa ou já experimentou. Amigos sempre terão dicas sobre a melhor sapatilha, mas como pé cada um tem o seu, pode ser que a melhor sapatilha do amigo não se adapte ao formato do seu pé. Se o tamanho do pé for o mesmo, peça para experimentar, mas considere que a dele já está laceada.
  • Tenha em mente que tipo de sapatilha você busca: sapata agressiva, intermediária ou neutra. Dentro desse universo ainda existem sapatilhas com particularidades específicas para cada tipo de via. Essas dicas você encontra em outro texto no nosso blog, aqui.
  • Pesquise por avaliações da sapatilha disponíveis na internet. Sites como a Climbing Magazine e a Outside Magazine avaliam diferentes produtos do mundo outdoor, possuem as melhores recomendações do mercado.
  • Tire suas dúvidas conosco. Nosso time é composto por escaladores, por isso conhecemos na prática as particularidades das sapatilhas que vendemos e podemos te ajudar a escolher qual sapatilha se adapta melhor a sua necessidade e ao formato do seu pé. Você pode fazer atendimento online através do whatsapp ou agendar um horário para conhecer nosso showroom (whatsapp: 11.99877-7431);
  • Leve em consideração que: sapatilhas de couro sem forro tendem a ceder mais com o uso; materiais sintéticos não elásticos ou couro forrado tendem a lacear menos com o uso. Sapatilhas de cadarço permitem ajuste preciso no pé, ideal para quem tem pés mais largos ou peito do pé alto e sente mais dificuldades no ajuste. Sapatilhas com velcro são mais rápidas de colocar e ajustar, ideal para quem faz boulder e prefere uma remoção rápida do calçado.
  • Tenha a mente aberta quanto ao tamanho. Você pode precisar aumentar ou diminuir seu tamanho normal de calçado do dia a dia, dependendo da marca e do modelo desejado.

 

Dicas para experimentar e avaliar a sapata quando ela chegar na sua casa ou na loja

  • Os pés incham ligeiramente ao longo do dia, por isso, quando suas sapatas chegarem opte por experimenta-las sem meias, na parte da tarde ou após uma longa caminhada;
  • Teste as sapatas em casa. Fique em apoios ou bordas usando diferentes partes do pé, incluindo o dedão do pé, o ante pé interno e o ante pé externo.
  • Verifique se elas parecem estáveis, se estão bem ajustadas, sem espaços sobrando;
  • Verifique se o calcanhar da sapatilha contorna confortavelmente o osso do tornozelo;
  • Certifique-se que a sapatilha está ajustada confortavelmente. As principais fabricantes de sapatilhas prezam por conforto até nas sapatilhas mais agressivas.

Caso a sapatilha não tenha se ajustado ao seu pé ou não era exatamente o que você desejava, você pode entrar em contato conosco para fazer a troca do produto. Você tem até 7 dias corridos (contando os finais de semana e feriados) para cancelar ou trocar a sua sapata. Esse direito está descrito no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Na primeira troca o frete para devolução e reenvio é gratuito! Consulte nossa política de troca para mais informações.  Na nossa loja online você encontrará sapatilhas Five Ten, com solado de borracha Stealth (tecnologia exclusiva Five Ten); Mad Rock, com borracha Science Friction 3.0 (tecnologia exclusiva Mad Rock) e Tenaya, com borracha Vibram XS Grip.

Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta