Como escolher a corda de escalada

Como escolher a corda de escalada

Como escolher a corda de escalada

Quando você decide comprar uma corda de escalada, seja a primeira ou a décima quinta, vale a pena considerar como você planeja usar a corda, quais tecnologias estão disponíveis e quais empresas estão à sua disposição.

Nunca existiu tantos tipos diferentes de corda de escalada como hoje, por isso, escolher uma nova corda pode ser uma tarefa assustadora. O segredo é ter clara a finalidade para qual você deseja a corda. Que tipo de escalada você pratica? Os escaladores ambiciosos provavelmente precisarão de várias cordas para diferentes atividades. Considere critérios como comprimento, diâmetro, peso, manuseio, tratamento a seco, etc.,. Cada estilo de escalada tem seus próprios requisitos particulares. Ser claro sobre o que você quer deve ajudá-lo a determinar o tipo de corda mais adequado.

Conheça a história de alguns escaladores e como eles escolhem as suas cordas:

 

Escalada Esportiva

Paula escala há anos e é uma escaladora ambiciosa. Ela viajou para locais com escalada esportiva em diferentes lugares do mundo. O que a motiva? “Você só começa a ficar melhor quando ultrapassa seus limites.” Ela não tem medo de cair e aprendeu como é importante permanecer relaxada ao subir acima da última costura. Paula treina regularmente, o que significa que seu equipamento está sujeito a muito desgaste. Por isso, ela tem uma corda simples, robusta, que aguenta muitas quedas. Ela dá preferência para as cordas com capas de construção de trança dupla da EDELRID Sports Line.

Paula adquiriu recentemente uma corda adicional para mandar seus projetos. É uma  corda simples, extremamente fina, de 80 metros. O diâmetro fino torna ideal para quando ela está indo em vias esportivas mais longas.

 

Sugestões de cordas

Edelrid Boa Pro Dry 9.8: Corda dinâmica, com tratamento Thermo Shield para um manuseio perfeito. Repelente a água e resistente a sujeira.

Edelrid Hummingbird Pro Dry: Corda fina, leve, durável e de fácil manuseio, perfeitas para escaladas esportivas.

Edelrid Swift Protector Pro Dry 8.9: A primeira corda simples dinâmica com resistência ao corte, graças à aramida que é tecido na sua trama.

Gelo e escalada mista

corda na neve

Joseph não está particularmente interessado em esportes convencionais de inverno, como esqui ou cross-country. Ele prefere escalar doze meses do ano. No inverno, ele está frequentemente nas cascatas de gelo. Seu lema é “quanto mais íngreme, melhor “. Rotas mistas nas faces norte não o desencorajam. Joseph diz que a escalada no gelo o fascina. “É como escalar, só que completamente diferente, tudo ao mesmo tempo. Gosto do fato de que o gelo exige muito do meu equipamento e de mim. Avaliar constantemente se o gelo vai aguentar e lidar com a umidade e o frio são desafios extras.” . Ele está bem ciente de que o tipo de corda que ele usa desempenha um papel importante para ter sucesso ou não. Para lidar com as demandas específicas dos diferentes tipos de escalada em que está envolvido e para lidar com as condições muitas vezes úmidas e difíceis, Joseph usa  cordas simples, meias e duplas leves com acabamento Dry.

Sugestões de cordas

Edelrid Swift Protector Pro Dry 8.9: A primeira corda simples dinâmica com resistência ao corte, graças à aramida que é tecido na sua trama. Ela possui acabamento Pro Dry, para que a corda permaneça seca em condições molhadas.

Outras opções sob encomenda. Entre em contato conosco através do whatsapp: (11) 99877-7431

Big Wall

Mark é um guia de montanha e escala muito. Ele é atraído por  grandes paredes em todo o mundo. Como um fanático confesso do big wall, a ideia de passar dias na parede é algo que o atrai. Mark já escalou no El Capitan e no Val di Mello. “Estar ao pé de uma dessas grandes paredes e olhar para cima é o suficiente para causar um arrepio na espinha.” Tal como acontece com a maioria dos escaladores de big wall, ele usa cordas simples. Isso se aplica tanto à escalada quanto ao transporte, embora Mark use uma corda estática  para seu haul bag. Para ter as máximas reservas de segurança, ele escolhe cordas muito robustas. Ele está bem ciente de como a abrasão e as lacas afiadas podem ser perigosas. Ao selecionar seu equipamento, Mark procura cordas com maior proporção de capa, capazes de suportar um grande número de quedas.

Sugestões de cordas

Edelrid Tommy Caldwell DuoTec 9.6: Corda bicolor, com técnologia Duo Tec, um processo de trançado na capa da corda,  que faz com que as duas metades fiquem claramente marcadas. O meio da corda facilmente identificável é uma grande vantagem, especialmente para fazer rapel, enrolar uma corda ou estimar quanta corda resta.

Eagle Light Pro Dry 9.2: Corda leve, versátil e flexivel, com acabamentos tecnológicos que aumentam o seu desempenho na escalada.

Indoor e top rope

foto de um escalador, num ginásio de escalada. ele está passando a corda no mosquetão

Thomas está viciado. Laura, sua namorada, o apresentou à escalada há três meses e agora ele está completamente viciado. Ele escala uma ou duas vezes por semana no ginásio de escalada. Ele ainda não se sente tão confiante em vias mais difíceis e pretende superá- las. No entanto, ele percebeu que escalar regularmente o ajudou a melhorar significativamente. Laura tem uma única corda fina, que parece bastante desgastada por ser usada com tanta frequência. Thomas aproveita a oportunidade para comprar sua primeira corda.

Dado o tipo de escalada em que está principalmente envolvido, um vendedor aconselha-o a comprar uma corda mais robusta e que dure mais tempo. Peso mínimo e tratamento a seco não são tão relevantes para ele. No entanto, ele considera cuidadosamente o número de quedas ao selecionar sua nova corda.

Sugestões de cordas

Edelrid Boa Pro Dry 9.8: Corda dinâmica, com tratamento Thermo Shield para um manuseio perfeito. Repelente a água e resistente a sujeira.

Escalada Tradicional

Liz é uma escaladora confiante e experiente. Ela descobriu a paixão pela escalada tradicional há três anos. Desde então, ela escalou inúmeras vias de várias cordadas e desfrutou de aventuras nas montanhas por toda a Europa. Seus destinos preferidos são o Maciço de Wetterstein e as Dolomitas. “Aquela sensação de grande exposição, só você, a rocha e seu equipamento – é muito intenso.

Liz tem muita experiência e está ciente da rapidez com que as condições podem mudar na montanha. Mudanças repentinas no clima ou a falta de luz do dia geralmente significam que é necessária uma retirada rápida. Ela também viu blocos de pedras e lacas potencialmente afiadas. Além disso, as rotas que ela escolhe para escalar geralmente envolvem uma longa caminhada. Como uma mochila pesada pode esgotar você, ela procura economizar peso sempre que puder.

Sugestões de cordas

Edelrid Swift Eco Dry 8.9: A primeira corda PFC-free*, que atende os padrões UIAA de repelência a água. Certificada como corda gêmea, dupla e simples.

Eagle Light Pro Dry 9.2: Corda leve, versátil e flexivel, com acabamentos tecnológicos que aumentam o seu desempenho na escalada.

Edelrid Swift Protector Pro Dry 8.9: A primeira corda simples dinâmica com resistência ao corte, graças à aramida que é tecido na sua trama. Ela possui acabamento Pro Dry, para que a corda permaneça seca em condições molhadas.

Montanha e alto alpino

Harry procura subir nas montanhas o máximo que puder – o ano inteiro. Ele é um montanhista experiente que escalou grandes rotas nos Alpes Ocidentais em sua época. As rotas esportivas não o interessam; ele prefere escalar com botas de montanha e não com sapatilhas de escalada. Escalar montanhas alpinas (mais fáceis) com trechos de escalada – é isso que ele procura.

Harry costuma fazer viagens alpinas e tem um grande interesse por geleiras. Para garantir que ele não termine seus dias preso em uma fenda em algum lugar, ou em uma queda espetacular de um cume, ele e seus parceiros estão sempre amarrados. Ele prefere que suas cordas sejam resistentes à água e o mais leves possível. Ele prefere  cordas simples e finas, às vezes em comprimentos curtos ou ocasionalmente um par de meias cordas robustas.

Opções sob encomenda. Entre em contato conosco através do whatsapp: (11) 99877-7431

 

Este texto foi traduzido e adaptado do site da Edelrid.com.

A Edelrid desenvolve cordas há mais de 150 anos. Suas cordas se destacam pela segurança, tecnologia e facilidade de manuseio.

Confira todas as opções de cordas aqui.

Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta