Como escolher costuras de escalada

Como escolher costuras de escalada

Como escolher costuras de escalada

Depois de adquirir o equipamento básico de segurança, sapatilha, cadeirinha, auto seguro, capacete,  é chegada a hora de pensar nas costuras de escalada.

Assim como existe um modelo de sapatilha que favorece um tipo de escalada, as costuras também tem particularidades que favorecem ao estilo dos seus projetos. Costuras longas normalmente são mais utilizadas em vias de muitas cordadas, porque as rotas não costumam ser retas e amenizam o peso da corda. Existem também costuras mais robustas que favorecem projetos de escalada esportiva. Adquirir costuras pensando no estilo de escalada que você pratica, além de garantir a segurança, aumentam a performance.

Um dos fatores que mais se leva em consideração na hora de comprar uma costura é o tamanho da fita, um item muito relevante, mas é preciso pensar no tipo de escalada, no modelo do gatilho, no peso, na resistência e na quantidade.

 

Mosquetão

O mosquetão da costura é sem trava e vem em várias configurações. Em geral, possui 4 combinações de gatilho: sólido ou wiregate (arame) e reto ou curvo. Cada costura contém dois mosquetões, que podem ser de um único modelo ou a combinação de dois.

Mosquetão com gatilho reto: comum em muitas costuras de escalada, esse modelo têm gatilhos reto e são fáceis de operar. Os gatilhos retos podem ser usados na chapeleta ou na extremidade que passa a corda.

Mosquetão com gatilho curvo: o gatilho côncavo ajuda a guiar a corda para dentro do mosquetão, ele facilita na hora de costurar, por isso é reservado para a extremidade que ela passa.

costura de escalada esportiva

Mosquetão sólido: mosquetões sólidos possuem uma tranca, para que quando estiverem com sobrecarga fiquem fechados e possam suportar a tensão dos dois lados. Existem dois tipos de trava, um gancho simples e o “keylock”. O gancho simples é eficaz, mas na hora do uso, o “keylock” te dá uma vantagem. Ele evita que o mosquetão prenda nos demais equipamentos, o que pode ser muito irritante na hora de sacar a costura e facilita na hora de limpar vias negativas, porque o gancho tende a engatar na chapa. É um recurso que encarece um pouco a costura, mas é uma boa atualização, que torna o manuseio mais ágil.

Mosquetões destes modelos normalmente compõem costuras mais robustas, comuns na escalada esportiva. Elas são desenvolvidas para fazer a diferença principalmente em projetos de graduações mais altas, a partir de 7°.

Mosquetões wiregate: os mosquetões wiregate usam uma alça de fio de aço inoxidável como gatilho. A trava é normalmente só um gancho. Eles são mais leves e se mantêm mais limpos, porque o arame impede que sujeiras fiquem presas no gatilho, o que pode impedir o fechamento total do mosquetão. Eles têm menos probabilidade de congelar em temperaturas muito baixas, o que torna eles os mais utilizados em escalada em gelo e montanhismo.

Os mosquetões wiregate são considerados extremamente seguros porque na situação onde o mosquetão bate na parede durante uma queda, a massa baixa do arame diminui a possibilidade dela abrir, o que possibilita a saída da corda. Essa situação é rara mas não deixa de existir.

costura de escalada fina, mosquetão wiregate

Comprimento da fita

O tamanho da costura é um fator muito considerado pelos escaladores. O tamanho e a espessura da fita devem ser analisados conforme o tipo de escalada que se deseja praticar. Os escaladores esportivos geralmente compram costuras pré fabricadas, que estão disponíveis com fitas de diferentes tamanhos e normalmente são mais robustas.

Costuras com fitas de 10 – 12 cm: Estas costuras de comprimento curto funcionam melhor quando o percurso é relativamente reto.

Costuras com fitas de 17 – 18 cm: Estas costuras, com comprimento médio são úteis para reduzir o arrasto da corda, especialmente quando a via tem mais de 12 costuradas ou se a corda não está passando por um caminho reto.

Os escaladores esportivos acham útil ter uma seleção de costuras curtas e médias, para que estejam prontos para diferentes tipos de via. As costuras também podem ser alongadas, basta emendar uma na outra, isso ajuda a diminuir o peso da corda em vias que a rota não é reta.

Os escaladores tradicionais preferem costuras mais longas, pois são mais eficazes na redução do arrasto da corda, mas também são mais pesadas e volumosas. Existem costuras longas disponíveis no mercado, mas também é comum montar as próprias costuras com fitas longas e mosquetões leves.

Fica a Dica: Use fitas de 60cm para montar suas próprias costuras longas. Elas normalmente são mais volumosas, mas o peso pode ser amenizado com uma fita Dyneema e um mosquetão leve como o Phase Trango, que possui apenas 30g por unidade.

Quantidade

No geral, o número de costuras e modelos variam conforme o tempo de escalada. 12 costuras é um número médio bom para compor um arsenal, se considerarmos que vias esportivas têm em média 12 chapas, mas existem vias esportivas excepcionalmente longas, que podem exigir mais de 20 costuras no rack.

Normalmente a escalada envolve duas ou mais pessoas, que se todo mundo tiver um pouquinho dá pra brincar bastante. Eu comecei com um jogo e depois fui comprando costuras avulsas conforme a necessidade que ia percebendo na minha escalada. Hoje, eu tenho um mix de 15 costuras, que variam entre curtas, médias e longas.

Fica a dica: faça marcações nas suas costuras para facilitar o seu controle sobre os equipamentos, principalmente os que compartilhamos, como as costuras. O Rack Tag é um adesivo próprio para equipamentos de escalada. Coloque nos mosquetões para identificá-los.

Peso

As costuras variam de 60 a 110g. O peso aumenta rapidamente quando você está carregando muitos equipamentos de escalada, portanto, economizar peso pode te dar vantagem em escaladas esportivas longas e desafiadoras e em escaladas tradicionais leves e rápidas.

Mas antes de comprar algumas das costuras mais leves do mercado, pense também nas desvantagens de economizar peso. Os mosquetões mais leves são menores, se você tem mãos grandes, eles podem ser mais difíceis de manusear. Existem casos, onde uma costura robusta é mais indicada, como em vias esportivas que você precisa agilidade do manuseio da costura.

Largura da fita

Já discutimos a importância do comprimento da fita, mas vale a pena mencionar também a largura. As fitas mais estreitas têm cerca de 8 mm, enquanto as mais largas têm cerca de 25 mm. Escolha a largura da fita pelo tipo de escalada que você está praticando. Você está escalando vias nas quais costuras com fitas finas e leves te trarão vantagens, ou você se beneficiaria melhor com fitas mais largas e mais rígidas, que são mais fáceis de manusear?

A largura de uma fita afeta o peso geral da costura, bem como a facilidade de uso. As fitas mais finas são mais leves, mas também tendem a ser um pouco mais difíceis de manusear do que uma fita mais larga e rígida. Elas podem girar com o vento, com o manuseio, o que dificulta o processo de costurar.

Costuras mais largas e robustas são mais comuns na escalada esportiva. Elas acompanham uma trava de borracha entre a fita e o mosquetão, que impedem a costura de girar. A fita mais larga também favorece para agarrar na costura, às vezes a gente precisa de uma agarra artificial, não é a ideia, mas às vezes precisa, dependendo do projeto.

As fitas são de Nylon, normalmente mais largas, e Dyneema, fitas mais estreitas e leves.

Força do mosquetão

Os mosquetões são avaliados quanto à resistência em três condições: longitudinal (eixo principal), lateralmente (eixo menor) e enquanto abertos (eixo principal aberto ou “gatilho aberto”). Essas classificações são normalmente marcadas na lombada do mosquetão.

Todos os mosquetões de escalada passam pelos padrões UIAA e CE, o que significa que são bastante resistentes, desde que sejam usados ​​corretamente. Por isso, você não precisa se preocupar muito com a força na hora de escolher as costuras, mas é um atributo que alguns escaladores gostam de examinar ao comparar produtos. A força do gatilho aberto e a força do eixo menor são onde você vê a maior variação.

Importante: Use sempre um único mosquetão para a chapa e um para a corda. O mosquetão que vai na chapa pode ficar com pequenas ranhuras, que quando em contato com a corda pode danificá-la, encurtando o seu tempo de uso.

Faça uma manutenção regular nas suas costuras, mantenha elas sempre limpas, livre de sujeiras e ruídos durante o manuseio do mosquetão. Você pode passar uma escovinha após o uso para remover sujeiras que possam ficar de um dia de escalada na rocha. Veja nossas dicas de cuidados aqui.

Lembre-se sempre: sua segurança é sua responsabilidade. Nenhum artigo ou vídeo pode substituir a instrução e a experiência adequadas. Certifique-se de ter prática nas técnicas adequadas e nos requisitos de segurança antes de escalar.

Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta