BetaStick, um equipamento de segurança

BetaStick, um equipamento de segurança

Este texto foi escrito por Rafael Rodrigues do @EscaladaInt.

Em 2018, o escalador espanhol Edu Marin (que tem mais de 20 anos de experiência), se acidentou entrando em um de seus projetos. A via estava úmida, e sua mão escorregou da agarra antes dele chegar na primeira costura, o que resultou em uma queda de quase 4 metros. Apesar da altura, o escalador não sofreu ferimentos graves.

print do post de @edumarim1

 

 

 

Incidentes como esse não são raros e, eu mesmo, já presenciei alguns.

Na região onde mais escalamos (arenitos do interior de São Paulo) é comum encontrar vias com saídas delicadas, difíceis ou capciosas onde podemos cair antes de chegar na primeira chapeleta. Muitas vezes, pode ser uma queda pequena, porém, com o solo irregular ou com pedras, o risco de uma torção e até uma lesão mais grave nunca pode ser descartado.

Para evitar esse risco costumo iniciar a escalada sempre com a primeira costura equipada. Uma forma que os escaladores encontraram para resolver esse problema é usar um galho de árvore ou bambu para costurar a primeira chapeleta e iniciar a escalada protegido. Não é raro, dependendo do local onde for escalar, encontrar galhos e bambus com esparadrapos que foram deixados próximos de vias com saídas difíceis ou chapeletas altas.

Essa técnica pode funcionar, mas muitas vezes o escalador encontra algumas dificuldades que podem atrapalhar ou inviabilizar a tentativa de iniciar a escalada com a corda passada na primeira costura. Durante o manuseio a costura pode escapar do galho, o mosquetão pode virar e o gatilho fechar ou o galho quebrar, isso sem mencionar quando não encontramos um galho que alcance a primeira chapeleta.

Por esse motivo o stick está sempre na mochila e nos acompanha onde vamos escalar. Nosso BetaStick é tão importante quanto o resto do equipamento de segurança. Ele é fácil de transportar e manusear, é leve e bastante extensível e aceita a maioria das costuras, independente da marca ou modelo.

Serve para equipar a primeira costura, passar a corda nela, escovar agarras e até mesmo equipar a via inteira ou desequipar. Em uma viagem, pegamos chuva no meio da via, para desequipar utilizamos o BetaStick, que nos ajudou a passar as agarras molhadas.

O BetaStick foi uma de nossas melhores aquisições e facilitou muito nossos dias de escalada, é sem dúvida um equipamento de segurança fundamental na escalada.

Informações adicionais sobre o produto

A Beta Climbing Designs foi criada por Simon Berry e Ian Barnes, na virada do milênio. O BetaStick tornou-se global e pode ser encontrado nas mãos de escaladores de todo nível em todo o mundo. Disponível em 3 tamanhos, o BetaStick é o melhor dispositivo para tornar sua escalada mais divertida e segura. A função principal do dele é clipar as primeiras proteções de uma via, minimizando o risco de uma queda até o chão. Com tempo, uma variedade de usos foram sendo descobertos como colocar costuras mais altas, escovar agarras e até remover costuras. Este bastão extensível tem uma cabeça especialmente projetada que permitirá clipar mosquetões.

3 novos modelos: Ultra compact – Perfeito para viagem, com  55 cm fechado e 238 cm aberto; Super Standard – O novo padrão no BetaStick; mais compacto com mais alcance, com 74 cm fechado e 374 cm totalmente estendido e  Ultra Long – Um verdadeiro monstro capaz de clipar em 6.5 metros ou mais de altura, 113 cm aberto e 648 cm.

Características do BetaStick

  • Capaz de clipar a corda em costuras já colocadas e remover costuras;.
  • Gancho integrado para recuperação da corda;
  • Novo design de bastão para evitar a rotação, com mecanismos de travamento seguros e qualidade de construção mais durável;
  • Novo gancho de posição dupla para fixar com segurança os mosquetões, otimizar a abertura e suavisar a retirada;
  • Compatível com uma ampla gama de mosquetões com gatilhos sólidos e de arame;
  • Uma cabeça ergonomicamente inclinada para acessar facilmente as chapeletas em situações difíceis de clipar.
Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta