“Flat ou Clip” Qual calçado usar para pedalar?

“Flat ou Clip” Qual calçado usar para pedalar?

Dica do Gabriel Isper, piloto profissional Bike Enduro

Você que pedala já deve ter visto muitas pessoas que usam os dois tipos de pedais, independente da modalidade que pratique eles estão presentes (Salvo BMX Freestyle e Bike Trial), tanto para atletas amadores e iniciantes, como também para profissionais. Mas qual tipo de calçado usar com esses pedais? Como saber o que é melhor pra mim?

Bom, meu nome é Gabriel Isper e sou instrutor de Mountain Bike, por isso já vi todos os tipos de situações com ambos os casos. Há quem teve a primeira experiencia com o ciclismo direto com o Clip, talvez por influência de amigos que já pedalavam, por ver que a maioria das pessoas que pedalam em um ritmo melhor usam, então tomam isso como regra básica para pedalar, mas o fato de estar preso à bicicleta causa uma baita insegurança na hora andar por trechos técnicos e descidas mais íngremes, então é MUITO comum ver pessoas “descliparem” na hora de descer, e não é só iniciante que o faz, mas atletas também! O grande problema disso é que as sapatilhas de clip são feitas exclusivamente para andarem clipadas, assim como os pedais. Muitas sapatilhas de Clip são de plástico ou um solado muito duro, não dando aderência alguma a qualquer tipo de pedal, e os pedais, foram feitos para deixar a sapatilha clipada, logo, essa é única situação possível para quem usa clip! Então para esse caso, vale a pena o investimento em pedais plataforma, para que você possa aprimorar a técnica e então futuramente aplica-las no clip (ou não)


Pedais de Flat são a escola da bicicleta, eles te forçam a aprender a manuseá-la com técnica, já que você está “solto” sob a bike, então se você está iniciando no mundo do MTB, meu conselho é andar de pedais Flat, comece com um tênis mais simples, de preferência modelos de Skateboard, com solado bem plano pra poder ter maior contato com o pedal, mas lembre-se, não são os calçados ideais para isso, a rigidez da entressola é baixa, não possuem uma boa distribuição da pressão do pedal sob os pés, a sola é de uma borracha que não adere muito bem e com certeza você irá destruí-lo em pouco tempo.

Eu sou adepto do flat, por vir do BMX Freestyle, sempre gostei de me sentir livre sob a bicicleta e quando migrei pro MTB, que descobri que existiam sapatilhas especificas para esse tipo de pedal, foi quando conheci a Five Ten e entendi a importância de se ter um tênis exclusivo para isso! Pra quem anda a sensação é parecida com a de estar clipado, pois a tecnologia da sola é impressionante, o quanto ela adere ao pedal, a ponto de quando coloco o pé errado no pedal ter que levanta-lo para poder ajustar, a sola não permite que você deslize o pé sob os pedais. O conforto de se ter uma entressola que distribui por igual toda pressão dos pedais nos pés com uma rigidez ideal. A qualidade do material e da costura, que além do conforto garantem uma durabilidade e uma proteção à impactos únicas da marca, sem contar que são sapatilhas mais do que bonitas.

Uso o modelo Freerider, pro meu estilo de role é a melhor opção, não é pesado, possui o cano baixo, mas não muito a ponto de proteger um pouco o tornozelo, é confortável e super estiloso. Minha região chove muito, então é de costume eu andar em condições de barro e lama, e a impermeabilidade dele é impar a ponto da parte da meia que fica dentro do tênis voltar limpa (pasmem).

Já as sapatilhas de clip da Five Ten, além do clip, possuem em torno o mesmo solado dos tênis de flat, então caso você esteja em uma situação muito extrema, onde precise andar “desclipado”, ela faz uma boa função, desde que seus pedais tenham um apoio lateral além apenas da área do clip.

Atleta Gabriel Insper. Foto @burnbikes

Gabriel Insper é atleta parceiro SBI Outdoor e usa tênis de bike Five Ten. Você pode acompanhar outras dicas de bike pelo seu perfil do Instagram @mtrbikexp, confira também as 5 dicas de treino em casa pelo Canal de Bike, no Youtube

Ca Locks

Publicitária, escaladora, apaixonada pelas montanhas e responsável pela nosso conteúdo digital.

Deixe uma resposta