3 acessórios que fazem a diferença para seu desempenho na escalada esportiva

3 acessórios que fazem a diferença para seu desempenho na escalada esportiva

3 acessórios que fazem a diferença para seu desempenho na escalada esportiva

Por Bianca Castro – Climbing4Life

Assim que você começa a escalar, logo aprende quais são os equipamentos básicos para praticar o esporte. Inicialmente, sapatilha, cadeirinha e saquinho de magnésio, o famoso “kit aba”.

Mais para frente, corda, costuras e gri-gri se tornam equipamentos essenciais para ter autonomia no esporte. Porém, na minha opinião, existem alguns outros equipamentos que te auxiliam na prática da escalada esportiva.

O primeiro deles é o magnésio líquido, eu não entro em uma via ou em um boulder mais duro sem passar um pouco antes! Além de economizar algumas colocadas de mão no saquinho de magnésio, o magnésio líquido cola nas mãos criando uma camada mais seca e, deste modo, as deixa mais aderentes.

Magnésio Líquido Friction Labs

Magnésio Líquido: mãos mais secas = menos desgaste e menos quedas

A importância de ter mãos aderentes é que você precisa fazer menos força para segurar as agarras, gastando, assim, menos energia para escalar! Além de evitar uma escorregada de mão e queda indesejada…

Para competições também é ótimo e, com o magnésio líquido, eu me sinto muito mais confiante escalando e sem a sensação de “babação” nas mãos. Indispensável para o verão brasileiro!

Outro equipamento que eu não dispenso é o beta stick! Neste caso, temos uma mistura de segurança com comodidade. Quem nunca sentiu um friozinho na barriga ao escalar até aquela primeira chapeleta que era um pouquinho mais alta?

Beta Stick armado com costura

Mais conforto, segurança e economia de energia na hora de começar uma via

Por segurança, gosto sempre de sair com a primeira chapeleta equipada e costurada, já que nunca se sabe quando um pé ou uma mão pode escorregar ou alguma agarra quebrar.

Outra vantagem do beta stick é na função de equipar o seu projeto, que, às vezes, pode ter uma equipada mais tensa ou você simplesmente não quer gastar energia nesta hora para economizar para o pega da cadena!

Por fim, mas não menos importante, eu acho essencial ter um saquinho de magnésio bom: leve, tamanho médio e boa abertura para colocar a mão.

Saco de Magnésio Five Ten

Escalar já é difícil por si só. Não complique sua vida com um saco de magnésio ruim ou do tamanho errado

Parece besteira, mas quando você está escalando no seu limite, ter que se esforçar para conseguir colocar a mão em um saquinho pequeno e com pouca abertura ou carregar um peso extra fazem a diferença!

Felipe Fontes

Ciclista apaixonado, escalador iniciante e jornalista nas horas vagas. Largou tudo e viveu em sua bike por três anos, desbravando 18 estados brasileiros e 13 países em dois continentes. Hoje vive de tomar banho de cachoeira em Carrancas, sul de Minas Gerais.

Deixe uma resposta